Call of Duty: Modern Warfare 2 (também conhecido como Modern Warfare 2 ou MW2) é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Infinity Ward e distribuído pela Activision para as plataformas Microsoft Windows, PlayStation 3 e Xbox 360. É o sexto lançamento relacionado à série Call of Duty, sendo uma sequência direta de Call of Duty 4: Modern Warfare, trazendo uma continuação da história desenvolvida em seu predecessor.
**** MÍDIA COM RISCOS (NÃO AFETAM JOGABILIDADE) ****
O jogo é situado cinco anos após os eventos em Call of Duty 4. O modo campanha é dividido entre o grupo contra-terrorista multi nacional Task Force 141, que tem a missão de eliminar o ultranacionalista Vladimir Makarov, e uma tropa de Rangers, com a tarefa de defender os Estados Unidos de uma invasão russa. Entre os cenários do jogo estão o Afeganistão, o Rio de Janeiro, a Sibéria e Washington D.C.
Segundo o Guinness World Records, Modern Warfare 2 teve o lançamento mais bem sucedido de todos os tempos na indústria do entretenimento (até 2013), batendo o recorde de vendas no primeiro dia, pertencente até então a Grand Theft Auto IV.
Campanha
Similiar a versões anteriores da série Call of Duty, o jogador assume o papel de diferentes personagens durante a campanha single player, mudando de perspectiva de acordo com a evolução da história.
Cada missão apresenta uma série de objetivos que são mostrados na tela do jogo, determinando a direção e a distância de tais objetivos. As tarefas variam em cada missão, como o jogador alcançar um determinado checkpoint, eliminar inimigos em locais específicos, permanecer em um local para defender um objetivo ou plantar cargas explosivas em instalações inimigas. O jogador é acompanhado por tropas aliadas, que não podem receber ordens. Laptops que contém dados de inteligência inimiga aparecem durante as fases, e devem ser coletados para ativar diversos extras no jogo.
Enredo
Modern Warfare 2 começa cinco anos depois da conclusão de Call of Duty 4. Apesar dos esforços dos Marines e da SAS, os Ultranacionalistas acabaram conseguindo o controle da Rússia, declarando Imran Zakhaev um herói e mártir, erguendo na Praça Vermelha uma estátua em sua homenagem. Enquanto isso, Vladimir Makarov, um dos antigos tenentes de Zakhaev, começa uma campanha contra a Europa, cometendo vários atos de terrorismo.
O jogo começa no Afeganistão, com o primeiro-soldado raso dos Rangers Joseph Allen ajudando a tomar uma cidade do controle dos insurgentes. Impressionado com as habilidades de combate de Allen, o general Shepherd recruta-o para fazer parte da Task Force 141, uma unidade contra-terrorista multinacional sob seu comando. Enquanto isso, dois integrantes da Task Force 141, o capitão “Soap” MacTavish e o Primeiro Sargento Gary “Roach” Sanderson, escalam uma montanha do Tian Shan para se infiltrar em uma base aérea do Cazaquistão e recuperar um módulo ACS de um satélite derrubado. Allen é posteriormente enviado em uma missão secreta para a CIA na Rússia sob o codinome de “Alexei Borodin”, unindo-se a Makarov em um massacre de civis no Aeroporto Internacional Zakhaev em Moscou. Na conclusão do ataque é revelado que Makarov está ciente da identidade de Allen, e antes de fugir ele o mata para expor sua identidade, levando as autoridades russas a acreditar que os Estados Unidos foram responsáveis pelo atentado.
Indignada pelo que acredita ser um ato terrorista orquestrado pelos EUA, a Rússia retalia lançando um gigantesco ataque surpresa contra os Estados Unidos depois de ultrapassar seus primeiros sistemas de alerta, revelando que o módulo ACS recuperado por MacTavish e Sanderson já havia sido decodificado, comprometendo a defesa do país. É iniciada a 3° Guerra Mundial. O sargento Foley lidera seu esquadrão de Rangers, incluindo o soldado James Ramirez, na defesa de um subúrbio no nordeste de Virginia contra o ataque russo. Eles então seguem para uma Washington devastada pela guerra, onde mais forças americanas lutam uma batalha desesperada contra os russos pelo controle da capital do país.
A Experiência Co-Op
Jogue em cenários específicos de cooperação no modo Forças Especiais. Atualmente está sendo descrito como missões de estilo semelhante à missão “Mile High” no final de Call of Duty 4. Cada cenário tem diferentes estilos de jogo, como modos de sobrevivência, modos cronometrados e objetivos únicos. Por exemplo, um jogador pode usar um designador de laser para direcionar áreas específicas para outro jogador que está no controle da aeronave DC-130.
* Funcionalidades online estão sujeitas a disponibilidade do servidor da empresa responsável por produzir os jogos, não garantimos que estejam funcionais.
Classificação ESRB indica que o game contém:
• Violencia Extrema
• Referência a Drogas
• Sangue
• Linguagem imprópria
* Requer 50MB de espaço no HD (sem atualizações)