Columns (conhecido nas versões caseiras da América do Sul como Shapes and Columns ) é um jogo de quebra – cabeça de combinação de blocos em queda desenvolvido e lançado pela Sega para fliperamas (usando hardware Sega System C baseado em Genesis ) em março de 1990. Foi lançado posteriormente para o Sega Genesis em 30 de junho de 1990 no Japão, com um lançamento no exterior meses depois.
Um jogo de blocos em queda semelhante ao jogo Tetris de 1984 , Columns tem jogadores manipulando pilhas (ou “colunas”) de três joias caindo do topo do campo de jogo para criar uma combinação de três ou mais joias do mesmo tipo (o que faz com que essas joias desapareçam e todas as joias diretamente acima delas caiam, causando potencialmente cadeias de fósforos ). O jogo tem como tema a antiga civilização da Fenícia .
Embora o jogo seja conhecido por ser o jogo de quebra-cabeça de combinação de peças da Sega (depois que eles perderam os direitos de publicar suas versões de Tetris ), ele se originou fora da Sega como um jogo de 1989 para o HP-UX pelo funcionário da Hewlett-Packard Jay Geertsen. O jogo inicial foi distribuído apenas internamente com os desenvolvedores da empresa, com dois dos colegas de Jay na HP portando o jogo como shareware fora da empresa para computadores DOS (por Nathan Meyers) e Macintosh (por Chris Christensen). A popularidade dessas portas, junto com várias portas não oficiais de computador, levou a Sega a comprar os direitos do jogo.
Varição do Columns
Aqui no Brasil, o jogo foi lançado pela Tec Toy com o título Shapes & Columns no encarte, isso por que em 1982, a Avon registrou a marca Columns.
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