Hakuoki Junsouroku é um jogo otome desenvolvido pela Design Factory para o PlayStation 3 . Ele combina o conteúdo do jogo Hakuoki original com a história lateral de Hakuoki Zuisouroku , além de adicionar efeitos de animação (movimentos da boca, etc.) às ilustrações e acesso a conteúdo bônus para download.
Foi licenciado para lançamento na América do Norte pela Aksys Games.
Hakuoki: Stories of the Shinsengumi é um daqueles raros videogames que não são realmente videogames. Na verdade, é um romance, astuciosamente disfarçado como algo para o qual você precisa de um controlador. Ocasionalmente, a história será interrompida com uma escolha a ser feita, mas principalmente o objetivo principal é continuar lendo. Pode ser dirigido principalmente a mulheres obcecadas por anime – foram todos os homens que deram em cima de nós que o denunciaram – mas isso não significa que deva necessariamente ser tirado do seu radar.
A aventura começa quando Chizuru Yukimura sai de casa depois que seu pai desaparece. Impressionada consigo mesma por ter chegado à cidade grande “sem ser molestada” (palavra deles, não a nossa), ela é prontamente sequestrada por uma gangue de samurais de cabelos compridos que se autodenominam Shinsengumi, cada um com reputação de bad boy e corações de ouro. Vê-los matar um trio de semi-zumbis loucos com fome de sangue significa que a gangue não pode deixar a heroína ir, mas eles estão dispostos a ajudá-la a encontrar seu pai, desde que ela se comporte.
Situado no século 19, durante uma grande revolta do xogunato Tokugawa, Hakuoki consegue ser uma ficção histórica interessante e um reflexo decente da mitologia japonesa que não atrai o seu público ocidental – provavelmente porque é um pequeno milagre já foi localizado em primeiro lugar. O enredo principal é carregado com reviravoltas, traições e aliados estranhos do tipo que só podem ser totalmente realizados em algo que é totalmente linear por design. É surpreendentemente bom, embora entregue de uma forma que só pode ser descrita como florida.
É uma montanha-russa emocional em que ouvimos todos os pensamentos e sentimentos de Chizuru Yukimura, muitas vezes descritos em termos do vento forte ou pétalas desabrochando. Escrito na narrativa em primeira pessoa, ficamos próximos e pessoais de nossa heroína conforme ela se torna mais confortável com o Shinsengumi e descobre mais sobre si mesma. Isso pode ser como ler uma página do diário de uma adolescente, mas sem autocontenção. Na melhor das hipóteses, Hakuoki oferece personagens fortes, batalhas incríveis e revelações surpreendentes, mas depois vai desacelerar enquanto o escritor decide apontar, em detalhes dolorosos, exatamente como cada evento fez Chizuru se sentir, um processo que parece que alguém estava sendo pago pela palavra. Essa descrição exagerada vai além da construção do caráter, em vez disso, salta de cabeça para o reino da indulgência.
Curiosamente, todo esse esforço para construir uma forte protagonista feminina é muitas vezes derrubado por uma frase aleatória descartável que mostra o sexismo da época e de certas facetas da vida japonesa hoje. Às vezes, você pode fazer coisas com Chizuru que vão muito além do que teria sido aceito por uma mulher 200 anos atrás, mas então, em sua próxima respiração, ela fará um comentário sobre deixar os homens lutarem, ou sobre a necessidade de ser protegido. Talvez seja apenas a maneira do protagonista puxar o cartão da donzela sempre que suas decisões levam demônios assassinos à sua porta – quem não teve que lutar contra os habitantes do submundo por dois encontros em um novo relacionamento? – ou talvez seja apenas uma escrita irregular. De qualquer forma, isso não acontece com frequência suficiente para prejudicar suas escolhas ou o enredo.
No lado estético das coisas, cada local e cada personagem são desenhados de forma gloriosa e parecem fantásticos na tela grande. Panos de fundo irão aparecer atrás do texto e as pessoas vão aparecer enquanto falam, mas isso é tudo na animação. Quanto à duração, ver tudo levaria dezenas de horas devido ao enredo ramificado, e há mini-histórias bônus para desbloquear também, mas essas horas podem começar a se arrastar se você as passar todas na frente de uma televisão. Como tal, aqueles que são capazes podem ficar melhor escolhendo a versão 3DS.
A música também merece uma menção especial. Embora não haja realmente o suficiente para cobrir um romance de dez horas completo, o que está lá não pode ser derrubado. Ele pontua habilmente o que está acontecendo na história e, junto com a arte, realmente ajuda a definir o cenário. Na verdade, é uma maneira perfeita de desfrutar de um bom livro, completo com trilha sonora e fundos em aquarela. Não importa quais escolhas você tenha feito ou quais personalidades estão ao seu redor, elas são apresentadas da mesma maneira de primeira classe.
Falando nisso, é interessante como os escritores sutilmente conseguiram fazer as escolhas que são oferecidas a você. Nunca há uma decisão em preto e branco: os homens do Shinsengumi podem se apaixonar completamente por você ou ser indiferentes com base em uma série de decisões completamente não relacionadas que se transformam em consequências maiores. Acabamos evitando o afeto de todos os possíveis candidatos ao romance sem realmente tentar – nada de novo nisso – e ficamos, na verdade, muito felizes em sair com nossa reputação completamente limpa. Dito isso, é possível encontrar algum conteúdo sexual implícito, embora seja a linguagem imprópria que mais provavelmente chocará.
Além das histórias paralelas e das várias versões do romance, há uma enciclopédia que realmente não funciona e uma linha do tempo para ajudá-lo a manter o controle das coisas. Mas para uma história tão longa contada de uma forma tão estranha, teria sido bom ter algum tipo de opção de atualização ou uma explicação mais detalhada dos eventos. Infelizmente, se você está perdido sobre algo que aconteceu vários capítulos antes, sua única opção real é repetir.
* Funcionalidades online estão sujeitas a disponibilidade do servidor da empresa responsável por produzir os jogos, não garantimos que estejam funcionais.
Classificação ESRB indica que o game contém:
• Sangue
• Violencia
• Temas Sugestivos
• Linguagem Imprópria
* Requer 52 MB de espaço no HD (sem atualizações)
Código do jogo: BLUS 31187
Avaliações
Ainda não há avaliações