Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots acontece em 2014, cerca de 5 anos após os eventos de MGS2 , e vê um velho Solid Snake (agora apelidado de ‘Old Snake’) em sua missão final para deter Liquid Ocelot e seus exércitos PMC uma vez e para todos. A intenção era ser a conclusão da história de Metal Gear Solid, um fato que foi jogado em todo o marketing do jogo – a maioria dos trailers mostrava Snake aparentemente cometendo suicídio na conclusão de sua missão.
Enquanto serve como uma sequência narrativa direta para MGS2, a maioria dos elementos de gameplay de MGS3, como a câmera 3D, CQC e camuflagem retornam, junto com novos recursos e uma variedade de novas configurações, incluindo campos de batalha ativos. Um novo jogo Metal Gear Online foi incluído no disco MGS4 (antes de mais tarde ser lançado no varejo no Japão), mas foi encerrado em 12 de junho de 2012.
O jogo foi lançado exclusivamente para PlayStation 3 em 12 de junho de 2008 e, ao contrário de outras entradas MGS numeradas, não recebeu uma versão atualizada (á la Integral , Substance or Subsistence ), nem uma versão em qualquer outra plataforma.
Em Metal Gear Solid 4, o jogador deve mover-se de maneira furtiva e inteligente. O jogo usa uma visão em terceira pessoa com movimentação livre da câmera, mas também permite jogar livremente no modo em primeira pessoa, além de uma visão sobre o ombro que pode ser mudada tanto para o lado direito como para o esquerdo. O sistema de combate corpo-a-corpo foi totalmente remodelado.
Vários utensílios foram adicionados ao jogo, os mais notáveis são a OctoCamo (camuflagem que clona a textura do ambiente) e o Solid Eye que permite usar o radar sonoro, a visão noturna e a visão tática em primeira pessoa. Alguns outros ítens são notáveis como o robô Metal Gear Mk. II que te permite usá-lo para patrulhas e um barril de metal, semelhante a caixa de papelão presente em outros jogos da franquia.
Ao receber dano, o jogador não deverá apenas se preocupar com a barra de saúde do personagem, há também uma barra chamada de “psyche” que diminui quando Snake fica estressado, sendo este outro fator importante do jogo, o estresse é medido em forma de porcentagem e aumenta quando o protagonista presencia uma situação incomoda, como frio ou sobrecarga, por exemplo. Quanto menor a barra de “psyche”, mais difícil fica correr, atirar e se recuperar.
Em Metal Gear Solid 4 também há “chefes”, que exigem uma tática mais elaborada do que atirar neles, em um deles, por exemplo, o jogador poderá usar a visão noturna para rastrear as pegadas do inimigo e usar a direção do vento em sua vantagem. As batalhas com os “chefões” geralmente são longas e exigem que você enfrente outros inimigos além de seu alvo principal.
A história se passa no ano de 2014, cinco anos após os incidentes em Big Shell (Metal Gear Solid 2), e nove anos depois da FOXHOUND ter invadido a ilha de Shadow Moses, local onde Solid Snake foi infectado com um retrovírus chamado FOXDIE. Solid Snake aparece consideravelmente envelhecido devido a sua avançada degeneração celular, estabelecida a partir do processo de clonagem que o criou, tendo agora apenas seis meses de vida.
Metal Gear Solid 4 traz um mundo onde a intervenção militar em solo estrangeiro está proibida, aumentando a necessidade de Private Military Companies (Companhias Militares Privadas, PMCs), para travar guerras de negócios. O Estados Unidos, por estar impedido de intervir diretamente em conflitos internacionais, decidiu intervir indiretamente através de PMCs. As primeiras PMCs, ao enriquecerem com os serviços prestados ao governo estadunidense, também quiseram estender a sua área de atuação e sua clientela. Vários outros governos passaram a imitar o modelo norte-americano de privatização militar, recorrendo à empresas do setor privado para executar seus interesses militares, pois dessa forma seriam capazes de participar de guerras internacionais a custos muito menores e melhor ainda: de forma indireta e sigilosa. Além disso, as pessoas que guerreavam eram mercenários interessados em lucro e não cidadãos, como nos séculos anteriores. A opinião pública seria menos hostil à essa noção de guerra “privada” do que à de guerra comum. Dezenas de PMCs começaram a surgir ao redor do mundo assim como o poder das grandes companhias do ramo aumentou exponencialmente. PMCs não guerreiam por ideologias ou nações e sim por oportunidade de lucro. Em 2014, as organizações que contratam PMCs envolvem desde governos e facções rebeldes até grupos terroristas. A guerra se tornou algo lucrativo e o mundo entrou na era da “economia de guerra”.
* Funcionalidades online estão sujeitas a disponibilidade do servidor da empresa responsável por produzir os jogos, não garantimos que estejam funcionais.
Classificação ESRB indica que o game contém:
• Violencia Intensa
• Sangue
• Temas Sugestivos
• Linguagem Forte
* Requer 4600 MB de espaço no HD (sem atualizações)
Código do jogo: BLUS 30109
Henrique Tadeu Brito da Fonseca (comprador verificado) –
Avaliação verificada - ver original
Jogo em ótimo estado de conservação, praticamente novo.