Prince of Persia é uma plataforma 2D que é comumente considerada como uma progenitora do gênero plataforma cinematográfico.
Em vez de seguir a mecânica mais comum de salto e fuga, ela se concentra no avanço cuidadoso através de níveis bastante complexos, enfatizando a vulnerabilidade e o aspecto de sobrevivência do protagonista. A técnica de rotoscoping é usada para dar mais realismo à animação dos movimentos dos personagens.
O protagonista deve evitar armadilhas mortais, resolver alguns simples saltos e quebra-cabeças ambientais (como pisar em placas de pressão para levantar portcullis), e se envolver em lutas de espadas com os
guardas. O personagem do jogador tem uma quantidade infinita de vidas, mas tem que reiniciar no início de um nível cada vez que ele morre, e deve completar o jogo dentro de uma hora. O herói começa com três unidades de saúde, que podem ser reabastecidas com pequenas poções de saúde ou permanentemente aumentadas com frascos grandes.
As versões Game Boy Color e SNES do jogo apresentam níveis adicionais e novos inimigos.
A versão Gênesis tem uma nova introdução, um conjunto alterado de gráficos e quatro novos níveis.
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